Visando agilizar o processo de Cadastro de Clientes, foram implementados ajustes de auto preenchimento para campos essenciais. Esta melhoria reduz a necessidade de intervenção manual em rotinas que utilizam valores padronizados, otimizando o tempo do usuário.
- Filial Origem: O campo Filial Origem na aba Dados Principais 1 agora é preenchido automaticamente com a empresa que está logada no sistema.
- Região, Rota e Grupo Padrão: Os campos Região, Rota e Grupo de Cliente passam a ser preenchidos automaticamente com o cadastro GERAL.
- Condição de Aplicação: O preenchimento automático de Rota, Região e Grupo será aplicado apenas quando houver somente um cadastro analítico ativo para cada um deles no sistema. Se houver mais de um, a seleção manual pelo usuário é mantida.
A emissão de NF-e (Nota Fiscal Eletrônica) através da rotina Outras Notas e rotinas de Vendas foi ajustada para garantir a correta representação das Duplicatas Mercantis (DM) no XML, atendendo às exigências fiscais.
- Implementado: O sistema agora respeita a condição de pagamento com duplicata, gerando as tags de cobrança (<cobr>, <fat> e <dup>) no XML da NF-e.
- Ajuste no Meio de Pagamento: Para NF-e com duplicatas geradas, a tag de tipo de pagamento (<tPag>) passa a ser preenchida com o código "14" (Duplicata Mercantil), corrigindo a emissão anterior que utilizava o código "05" (Outros Créditos).
- Exceção (NFC-e): O comportamento para a NFC-e foi mantido, pois a Duplicata Mercantil não é aceita como meio de pagamento nesse tipo de documento. O código "05" (Outros Créditos) é preservado no XML da NFC-e, evitando erros de validação.
Corrigida uma inconsistência na tela de Sugestão de Compras que afetava a visualização da reserva de produtos quando orçamentos para produção eram considerados.
- Problema Resolvido: Quando a flag Considerar orçamento para Produção (saída) estava ativa, o campo RESERVA no resultado da sugestão de compra era indevidamente zerado, apesar de haver reserva ativa de orçamentos para produção.
- Aprimoramento: O sistema agora garante que a quantidade reservada por meio de orçamentos para produção seja exibida corretamente no campo RESERVA do resultado da sugestão de compra.
- Benefício: A correção fornece a informação de reserva de forma visível e precisa ao comprador, auxiliando na análise do estoque e da demanda, mesmo que essa reserva não seja utilizada no cálculo final da sugestão.
Implementada uma nova funcionalidade no relatório Vendas por Hora para oferecer maior flexibilidade na análise e emissão dos dados.
- Adicionado o flag 'Agrupar impressão por hora' no indicador de emissão.
- Comportamento Padrão (Desmarcado): O relatório apresenta o detalhamento das vendas hora a hora dentro do período filtrado, conforme solicitado para uma análise minuciosa.
- Comportamento Marcado: O relatório agrupa todas as vendas do período pesquisado em uma única linha de resumo, ideal para uma visão consolidada.
- O sistema agora salva a última configuração do flag, mantendo a preferência do usuário na próxima abertura do relatório.
Implementado um novo filtro na tela de informações gerenciais Resumo de Vendas, proporcionando maior controle e detalhamento na análise dos saldos de vendas.
Novo Filtro: Adicionado o filtro 'Recebimento' para que o usuário possa selecionar exatamente quais pedidos deseja processar e visualizar no relatório.
Opções de Processamento: O filtro permite selecionar entre três opções:
- Recebidas
- Não Recebidas
- Ambas
Essa melhoria permite que o sistema apresente os saldos de vendas de acordo com a situação de recebimento desejada, facilitando a conciliação e a gestão financeira do faturamento.
Removida a barra de rolagem horizontal ao expandir itens, liberando e facilitando a edição da sugestão.
Com o objetivo de restabelecer o comportamento fiscal de notas de serviço após a migração de sistemas de prefeituras, o sistema foi aprimorado para permitir a correta configuração da Natureza da Operação.
- Campo Ajustado: O campo checkbox "Isento ISSQN" no Cadastro de Serviço foi substituído por um campo ComboBox denominado "Exigibilidade ISS".
- Nova Configuração: Essa alteração permite selecionar, além de "Exigível" e "Isenção", a opção "IMUNE" e outras naturezas de operação, garantindo que a nota fiscal de serviço reflita a situação tributária correta.
- Impacto no Danfe: O layout do Danfe da NFS-e foi alterado para garantir a impressão da informação definida no novo campo "Exigibilidade ISS", atendendo ao requisito da prefeitura.
- Migração de Dados: Durante a atualização do sistema, os serviços existentes foram migrados automaticamente: se um serviço era marcado como isento, a exigibilidade passou a ser "3 - ISENÇÃO"; caso contrário, a exigibilidade é "1 - Exigível".
Foi implementado o relacionamento de nível de senha para a execução da funcionalidade de retorno de venda ao vendedor, a partir da tela de recebimento (IF). Sendo assim, o retorno sendo feito pelo CheckOut ou pelo IF, irá usar a mesma verificação do relacionamento de nível de senha (CHECKOUT Retornar orçamento para edição).
Corrigido um erro crítico (ORA-01422) que impedia a gravação e a finalização de Pedidos de Venda que continham itens vinculados a uma Promoção Manual.
Agora, o sistema garante a gravação estável e correta de pedidos e orçamentos (incluindo a transformação de orçamento em pedido de venda) que utilizam promoções cadastradas com tabela de preço por empresa, permitindo que o preço promocional configurado seja aplicado e registrado sem erros de trigger.
Ajustado o botão 'Baixar XML' no Gerenciador de NFS-e para garantir que o XML da nota seja recuperado corretamente, mesmo quando a nota foi emitida sem configuração de envio/retorno ou quando essas configurações foram perdidas.
Ajustado o comportamento do DANFE para que, em pedidos com ou sem retenção de impostos, os dados de faturamento sejam posicionados corretamente nos primeiros campos.
Foi Implementada no CES Gestor a nova rotina para importação da tabela oficial de códigos de Situação Tributária (CST-IBS/CBS) e Classificação Tributária (cClassTrib), atendendo aos requisitos da Reforma Tributária.
A nova tela, acessível via Cadastros | Tributações | Importar tabela Cst/Classificação, permite ao usuário:
- Selecionar uma planilha (.xlsx) para importação.
- Escolher entre importar os dados do zero (substituição total) ou atualizar/inserir (UPSERT) os registros existentes.
- Visualizar e Editar diretamente na grid os campos de percentuais de redução (pRedIBS e pRedCBS), que estão em destaque.
Esta funcionalidade prepara o sistema para as novas regras fiscais e garante que as tabelas de tributação sejam atualizadas de forma ágil e controlada.
Foi implementado o relacionamento de nível de senha para controle de alterações na tela de Manutenção de acumulativo. Na tentativa de exclusão de algum item, o sistema verifica o nível de senha do usuário e compara com o configurado no relacionamento ‘Liberar Excluir produto Manutenção de acumulativo’, se for suficiente, a alteração é permitida e registrada no relatório de log de senhas.
Implementada a estrutura inicial para a Reforma Tributária (LC 214/2025) no Cadastro de Filiais. Esta melhoria permite o pré-cadastro das alíquotas do novo sistema tributário, garantindo que o sistema esteja preparado para os cálculos e a emissão dos novos documentos fiscais.
Nova Configuração: Adicionado o flag Usa reforma (LC 214/2025) na aba Dados complementares do Cadastro de Filiais.
Campos Criados: Ao ativar o flag, a nova aba Reforma tributária é apresentada, contendo os campos editáveis para configuração das seguintes alíquotas:
- Alíquota Total IBS/SBS
- Alíquota Estadual IBS
- Alíquota Municipal IBS
O sistema apresenta também os campos referente aos percentuais para diferimentos.
Essa funcionalidade assegura que os valores de IBS e CBS, separados por parcelas estadual e municipal, possam ser ajustados conforme a legislação, oferecendo flexibilidade e conformidade à sua empresa.
A Central de Tributação foi Customizada para permitir a configuração do novo tributo CBS/IBS (Contribuição e Imposto sobre Bens e Serviços), em atendimento à Reforma Tributária (LC 214/2025).
- A nova opção CBS/IBS foi adicionada ao campo Tipo de tributo, sendo exibida apenas para empresas com o parâmetro de reforma ativo.
- Ao selecionar este tipo, uma nova aba 'CBS/IBS' é habilitada, permitindo a configuração de:
- CST - CBS/IBS e Classificação tributária (cClassTrib), com filtro dinâmico baseado na tabela de classificação fiscal importada.
- Campo Base CBS/IBS com funcionalidade para montagem de fórmulas de Base de Cálculo.
Os demais dados fiscais (alíquotas/redutores) são exibidos em modo Somente Leitura, utilizando os valores vinculados à classificação fiscal selecionada.
Foi adicionada a possibilidade de filtrar Outras Notas Fiscais por múltiplos CFOPs, permitindo refinar a pesquisa e restringir os resultados apenas aos documentos que utilizam os códigos selecionados.
Foi Implementado o cálculo e o preenchimento dos campos referentes aos novos impostos CBS (Contribuição Social sobre Bens e Serviços) e IBS (Imposto sobre Bens e Serviços), em conformidade com a Reforma Tributária (LC 214/2025).
- O cálculo é acionado automaticamente durante a gravação da venda, caso o parâmetro de reforma esteja ativo na filial.
- As alíquotas, reduções e classificações utilizadas no cálculo são obtidas diretamente da configuração CBS/IBS definida na Central de Tributação, respeitando a NCM de cada produto.
- Os valores calculados são devidamente persistidos no banco de dados (tabela TRIBUTOS_MOVIMENTO) e refletidos no XML da Nota Fiscal eletrônica, garantindo a conformidade fiscal.
O Gerenciamento de Almoxarifado no CES Checkout foi aprimorado para incluir a gestão completa de Pedidos de Venda que são gerados a partir do processo de Troca de Mercadoria.
Implementado: Pedidos de Venda provenientes de trocas agora são encaminhados automaticamente para a tela de Gerenciamento de Almoxarifado/CES Checkout.
Controle de Conferência: Essa funcionalidade permite que a equipe do almoxarifado realize a separação e conferência dos itens de troca antes da expedição, garantindo maior controle e acurácia no fluxo logístico.
Condição de Uso: Para que esses pedidos sejam listados, é necessário que o parâmetro Permitir separação\conferência em pedidos de venda esteja ativo no sistema, o que agora habilita a conferência de qualquer venda, independentemente de sua origem.
Implementada a geração dos novos grupos tributários da Reforma Tributária (LC 214/2025) no XML da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e/NFC-e).
O sistema foi ajustado para, quando a flag de reforma estiver ativa na Filial, buscar os valores calculados de IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) e CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) — incluindo o Imposto Seletivo (IS) — e inseri-los corretamente na tag <IBSCBS> do XML.
Essa atualização garante a conformidade do seu sistema com o novo leiaute da Nota Fiscal e o prepara para a validação futura das notas fiscais junto à SEFAZ.
Corrigido o fluxo de orçamento para produção com múltiplos CNPJs para garantir que a Transferência Automática de CD (saída/entrada entre "Filias") e a movimentação do campo 'estoque_entrega' ocorram somente no Faturamento do Orçamento.
Corrigida uma situação no sistema que impedia a correta visualização e aplicação dos valores percentuais na tela de Formação do Preço de Venda (FP).
Problema Resolvido: Anteriormente, a tela não estava carregando ou apresentando os percentuais de custo e margem definidos nos parâmetros do sistema, como PIS, COFINS, Custo Fixo e Lucro Mínimo.
Benefício: O sistema passa a considerar e apresentar corretamente todos os valores percentuais configurados em Gestor | Complementar | Formação do preço de venda. Isso garante que o cálculo e a visualização da Formação de Preço sejam feitos com acurácia, refletindo os custos e as margens de lucro definidas pela empresa.
Corrigida uma inconsistência na movimentação financeira gerada durante a importação de arquivo de retorno de Desconto e Baixa de Títulos Bancários, garantindo o correto fluxo de entradas e saídas entre as contas.
- Problema Corrigido: Anteriormente, quando um título era descontado utilizando uma Conta Transitória, o lançamento de baixa era indevidamente registrado na Conta Corrente, gerando inconsistência no fluxo de caixa e no saldo das contas.
- Ajuste Implementado: O sistema agora garante que:
- A primeira entrada referente ao desconto bancário seja corretamente registrada na Conta Corrente.
- A segunda entrada referente à liquidação/baixa do título seja registrada na Conta Transitória (Contrapartida), promovendo o abatimento do valor e o zeramento do movimento de desconto nessa conta.
Implementada uma nova rotina de Importação de Planilha na tela Central de Tributação. Esta funcionalidade permite o cadastro e a atualização em massa das regras fiscais para o CBS/IBS (Reforma Tributária). A rotina agrupa os registros por CST e cClassTrib e cria ou atualiza a central para cada Regime Tributário da empresa, garantindo a substituição total dos NCMs vinculados em caso de atualização.
Implementado um tratamento adicional para que, ao criar uma central de tributação de Saída (a partir da importação), o sistema crie automaticamente a cópia para o tipo de movimento ED (Entrada de Devolução).
Ajustado o relatório para calcular corretamente os dias sem giro ao filtrar 'Produtos que nunca venderam', eliminando o retorno incorreto de zero.
Implementada a adequação da rotina de Entrada de Mercadorias para o tratamento de dados da Reforma Tributária.
- O processamento referente a importação de xml de NF-e foi atualizado para importar e gravar os novos dados de CBS e IBS diretamente do XML para a tabela TRIBUTOS_MOVIMENTO, condicionado pela combinação CST/cClassTrib.
- Para a conferência e visualização dos dados, foi adicionada a nova aba "CBS/IBS" na tela de edição dos Itens da Nota de Entrada (Menu Compra | Nova entrada), expondo os respectivos campos.
Importante: Esta melhoria foca apenas na importação e persistência dos dados fiscais. Não houve inclusão de cálculos automáticos de apuração de impostos ou formação de preço neste momento.
Implementado o tratamento fiscal conforme a reforma tributária LC 214/2025 para itens de Doação/Brinde e Ajustado o Cadastro de Clientes para melhor usabilidade.
Tratamento Fiscal de Doação/Brinde:
- A rotina de emissão de NF-e/NFC-e de Outras Notas foi aprimorada para identificar e aplicar o tratamento fiscal de Doação/Brinde.
- Se o CFOP do item possuir os indicadores 'Brinde / Doação' ou 'Doação por motivos filantrópicos' ativos, o sistema passa a gerar a tag <indDoacao> no XML da nota, garantindo a conformidade fiscal.
- Esta regra assegura que a tributação utilize o valor de mercado (conforme configurado na Central de Tributação de Vendas) e que os créditos de aquisição sejam mantidos, evitando estornos indevidos.
- Parâmetros Envolvidos: Indicadores de Brinde/Doação no Cadastro do CFOP e a configuração de classificação tributária (cClassTrib) na Central de Tributação de Vendas.
Ajuste no Cadastro de Clientes:
- A obrigatoriedade de preenchimento do campo Grupo de Tributação (na aba Dados Especiais) foi ajustada para ser exigida apenas quando o cliente for classificado como 'Órgão público' ou 'Zona franca de Manaus', flexibilizando a regra para os demais clientes.
Ajustamos a composição da Base de Cálculo do CBS/IBS para garantir a conformidade legal. A base agora considera e aplica corretamente a soma dos valores (vProd, vFrete, vOutro, vII) e a subtração dos valores específicos (vDesc, vPIS, vCOFINS, vICMS, vICMSUFDest, vFCP, vISSQN), conforme operação envolvida.
Foi corrigido uma situação de erro, onde ao salvar uma venda utilizando o atalho (CTRL + O), os dados residuais da transação anterior não eram limpos da memória. Essa falha causava a aparição automática do primeiro item da venda recém-salva no grid ao iniciar uma nova transação.
Foi implementado o relacionamento de nível de senha para validar o acesso do usuário na gravação da sangria de caixa, tanto no CESGestor quanto no CESVendas. Ao gravar o registro, o sistema irá solicitar a liberação, conforme estiver configurado.
Corrigido um erro de banco de dados (ORA-12899: valor muito longo para a coluna) que ocorria durante o processo de Recebimento de Vendas realizado via TEF PayGo.
O erro era causado pelo retorno de uma string de identificação da transação para o campo STONE_ID (localizado na tabela FINANCEIRO) que excedia o limite de caracteres previamente definido. O tamanho do campo STONE_ID foi aumentado para suportar o retorno completo de dados do TEF PayGo.